figurinhas do rock: 1977: O Início do Fim

sexta-feira, 21 de maio de 2010

1977: O Início do Fim

A maioria dos rockeiros autênticos (inclusive eu) acredita que a década de 70 foi a Era de Ouro do Rock. Foi nessa década que artistas como Led Zeppelin, Deep Purple, Jethro Tull, Black Sabbath, Frank Zappa, e outros mais aprimoraram suas capacidades musicais, e expandiram os limites do Rock. Para fazer sucesso era necessário SABER TOCAR BEM.
Mas, no final dessa década, grupos de jovens descontentes com essa necessidade começaram a repudiar esses Monstros Sagrados do Rock, acusando-os de EGO-MANÍACOS (com uma certa razão), e espalhando a filosofia de que a música poderia ser extremamente simples e fazer sucesso.
Foi aí que bandas como The Sex Pistols, The Clash e Ramones (por algum motivo desconhecido, a maioria tem o The antecedendo o nome) começaram a fazer atrocidades de no máximo 3 minutos, com uma simplicidade assombrosa, na maioria das vezes power chords mal feitos tocados em velocidade extrema, vocais ruins e repetitivos e pouco ou nada de solos.

E o que aconteceu? O movimento Punk rapidamente se espalhou, e modificou DEFINITIVAMENTE a cara do Rock.

Não nego: em alguns aspectos o Punk foi importante, mas não pode-se negar que ele foi o "estilo musical" que abriu portas para o fim do rock como o conhecemos. Depois dele artistas como Nirvana puderam surgir e destruir de vez a imagem desse poderosos estilo.
Hoje em dia, QUALQUER UM pode tocar dois ou três acordes e dizer que toca bem...

Triste...

Nenhum comentário:

Postar um comentário