figurinhas do rock: [RESENHA] CD Jethro Tull - Thick As A Brick - Island Records - (1972)

quinta-feira, 27 de maio de 2010

[RESENHA] CD Jethro Tull - Thick As A Brick - Island Records - (1972)

1) Thick As A Brick (Side One) ----- 22: 39

2) Thick As A Brick (Side Two)

----- 21: 07

DISCO

Verdadeira revolução no Rock Progressivo, esse disco fantástico é composto por UMA música, algo inovador, que fez com que esse disco fosse o mais vendido nos Estados Unidos na época.

O disco anterior (Aqualung) havia sido considerado conceitual, algo que o cantor e líder da banda, Ian Anderson negou veementemente. Então eles resolveram fazer uma obra REALMENTE conceitual nesse disco.

Na versão de 25° aniversário foram adicionadas duas faixas ao disco,

Thick As A Brick ao vivo no Madison Square, 1978, e uma entrevista com Ian Anderson, Martin Barre e Jeffrey Hammond-Hammond.

A capa original era uma espécie de paródia dos jornais locais, e trazia contos, notícias, propagandas... Mas o alto custo para imprimir o jornal fez com que fosse abolido ao ser lançado na América Latina e na Ásia.

MÚSICAS

1) Thick As A Brick (Side One / Side Two)

Composição extremamente elaborada, com mudanças constantes. Pode ser encaixada na categoria "Colcha de Retalhos", pois não é uma música que toca de forma ininterrupta, mas tem muitas partes encaixadas uma após a outra.

Tem muita influência do Folk, principalmente na guitarra, o que parece trazer um atrativo a mais à música. Possui muitos solos, tanto de guitarra, flauta e teclado, muitas mudanças na linha vocal e texturas diferentes dentro da composição.

A letra gira em torno de um poema escrito por um garoto fictício (Gerald Bostock), sobre as dificuldades de envelhecer. Até hoje muitos acreditam que o garoto é real, mas é só suposição.

2 comentários:

Daniel Silva disse...

esse disco é maravilhoso!

Anônimo disse...

uma verdadeira obra prima

Postar um comentário