figurinhas do rock: Biografia de um mestre da guitarra - John Petrucci

domingo, 11 de julho de 2010

Biografia de um mestre da guitarra - John Petrucci

Primeiramente gostaria de me desculpar com os meus dois ou três leitores pelo hiato que passei sem escrever nesse blog. Realmente relaxei um pouco, mas prometo me dedicar mais ao blog daqui pra frente.
Bom, hoje vou falar sobre um grande músico, considerado por muitos como o mais completo guitarrista da atualidade: John Petrucci!


Como tudo começou...
Nascido em 12 de Julho de 1967 em Kings Park (o cara já é rei desde o berço!) Long Island, no estado americano de Nova Iorque, John Petrucci mostrou um interesse inicial pela guitarra aos 8 anos, quando viu que sua irmã que tocava órgão podia ficar acordada até mais tarde para praticar.
Mas em pouco tempo desistiu de tocar o instrumento, voltando a pegá-lo aos 12 anos, quando o seu amigo Kevin Moore (que anos depois seria o primeiro tecladista do Dream Theater) o convidou para tocar na sua banda. À partir desse momento Petrucci treinou de forma intensa, tornando-se um grande músico auto-didata, e desenvolvendo suas técnicas procurando imitar seus ídolos, que incluem Steve Morse, Dave Murray, Steve Ray Vaughan, Alex Lifeson, entre outros.

Majesty? NÃO, Dream theater!
Após prestar exames, entrou no Barklee College Of Music, em Boston, junto com seu amigo de infância, o baixista John Myung. Lá, conheceram o baterista Mike Portnoy, com quem montaram sua primeira banda, o Majesty, que mais tarde seria renomeada como Dream Theater. A idéia inicial de Petrucci e Myung era a de montar uma banda de Heavy Metal, mas Portnoy incluiu o Progressivo no projeto, e juntos compuseram um estilo único, diferente de tudo o que fora apresentado antes.

Estilo
John Petrucci é extremamente respeitado no meio musical, seja no Progressivo, Heavy Metal ou qualquer outro gênero. Possui um estilo muito variado, com uso de diversas técnicas distintas, sendo que a que o tornou mais famoso foi a sua extrema velocidade na palhetada alternada.

Participações
Além de tocar no Dream Theater, Petrucci já participou de gravações de diversos artistas, dentre os quais Explorer Club. Tambe´m participou do G3 ao lado de Joe Satriane e Steve Vai, após o lançamento de seu disco solo, inteiramente instrumental.



Família
John Petrucci é católico praticante, e é casado com a também guitarrista Rena Sands (mulherão!), e juntos possuem três filhos: SamiJo e Reny (gêmeos) e Kiara.

10 comentários:

Daniel Silva disse...

um dos mais talentosos do meio. o cd solo dele é demais. recomendo!

Jefferson disse...

realmente um grande artista, valeu pelo comentário Daniel!

Guilherme M disse...

Ótimo guitarrista parceiro,e claro,um ótimo post !!!

Jefferson disse...

valeu Guilherme!

**Brunah Isabelle =) disse...

Ele é um grande Guitarrista..
Mas eu prefiro o Slash do Guns N' Roses...
Ótimo Post..!

Jefferson disse...

valeu Brunah!
continue acessando!

Hercilio Tenorio disse...

Poxa o cara é um exemplo. Músico espetacular e nesta foto ae com a familia toda bonitinha, nao precisa ser inteiramente tatuado, drogado e só falar merda e xingar nas entrevistas.

Anônimo disse...

john e exatamente meu estilo treino as tecnicas dele! e perfeito guitarrista completo! já slash meu amigo nao passa de drama semtecnica nenhuma muita imitaçao (minha opinião)!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Paulo disse...

Melhor do mundo.
Meu estilo de tocar tem um antes JP e depois JP.

Postar um comentário