figurinhas do rock: Yngwie Malmsteen - O Rei Da Velocidade

sábado, 17 de julho de 2010

Yngwie Malmsteen - O Rei Da Velocidade



Quem olha a foto acima pode pensar: "Que baita poser!" sem deixar de ter um pouco de razão, mas não definirá verdadeiramente a genialidade do guitarrista ali fotografado.

A Infância
Nascido na cidade de Estocolmo, na Suécia, no dia 30 de junho de 1963, Lars Johann Yngwie Lannerback (cruzes!), popularmente conhecido como Yngwie Malmsteen começou sua vida musical cedo, aos sete anos, quando já tocava trompete e piano. Ouviu o mestre Hendrix pela primeira vez nessa época, e começou a tocar violão.
Detestava a escola, então foi substituindo gradativamente os livros pela guitarra. Sua mãe percebeu seu talento e felizmente deixou-o abandonar os estudos e dedicar-se inteiramente à música.
Continuou evoluindo musicalmente até conhecer Deep Purple e o incrível Ritchie Blackmore. Ficou fascinado com sua técnica, e ficou conhecendo através dele a música clássica de Bach, Mozart, Vivaldi, Beethoven, Paganini entre outros, moldando assim um estilo único, diferente de tudo o que fora apresentado antes, que o tornou extremamente famoso.

Subida Para a Fama
Aos dezoito anos ele gravou uma demotape que permitiu que ele fosse para Los Angeles para se juntar a banda Steeler. Com eles gravou apenas um disco.
Depois disso foi para a banda Alcatrazz, que garantiu maior destaque ao guitarrista. Gravou com eles dois discos, mas percebeu que para poder explorar todos os seus limites deveria inicar carreira solo.
E assim, em 1984 saiu seu primeiro disco solo, Rising Force, aclamado pela crítica, e que recebeu uma indicação ao Grammy (NOTA: Das oito músicas do disco, SEIS são instrumentais).
Os álbuns seguintes foram os excelentes Machine Out e Trilogy.

Altos e Baixos

Em 1987 Yngwie sofreu um grave acidente com seu Jaguar, e passou uma semana em coma. Para pirorar, sua mãe morreu vítima de câncer. Mesmo assim Yngwie lançou o álbum Odyssey, considerado mais comercial e acessível que os anteriores.
Depois disso Yngwie passou por diversos momentos distintos, com álbuns em sua maioria excelentes, que provam a sua genialidade.

Estilo
Mundialmente conhecido pela sua grande velocidade, Yngwie vai muito além daqueles guitarristas punheteiros que só metem frases rápidas nas músicas. Além de tocar rápido, Yngwie consegue encaixar notas de puro feeling e muitas vezes de beleza estonteante entre as frases.
Como gosta muito de música clássica, consegue imprimir escalas e ritmos do estilo em suas composições, como só Ritchie Blackmore consegue fazer.
Aqui vai um vídeo que demonstra um pouco de sua técnica:


4 comentários:

Anônimo disse...

Concordo que ele seja genial quando se trata de velocidade,é imbatível,mas ao meu ver é mediano quando se trata de feeling. Obviamente,não desmerecendo o talento dele! ótimo post,Jefferson! Parabéns! :)

Jefferson disse...

valeu Mel! opniões à parte, ambos concordamos que ele é um excelente guitarrista...

abraço@

Guilherme M disse...

Guitarrista muito bom e muito virtuoso

Até mais !!!

Eduardo F disse...

Malmsteen sem dúvidas gênio se tratando da velocidade principalmente em ARPEGIOS. Excelente guitarrista, embora muitos o criticam

Postar um comentário