Quem conhece Mike Portnoy superficialmente deve achar que um baterista genial e famoso (em termos) como ele não deve possuir grandes problemas pessoais.
RÁ, PEGADINHA DO MALANDRO!!!
É aí que você se engana. O cara já passou por maus bocados quando era alcoólatra. Por volta de 1994 (se não me engano) resolveu dar um basta na sua situação e começou a freqüentar as reuniões dos alcoólicos anônimos. O resultado foi que ele se recuperou e transformou isso em música.
Tudo começou no álbum Awake de 1994, onde a música The Mirror falou pela primeira vez do alccolismo, e hoje em dia é considerada o Prólogo da AA Suite. (Infelizmente não achei um vídeo ao vivo bom da música, então postei a versão original).
Os 12 Passos
Em 2002, Portnoy decidiu fazer uma suite sobre sua vitória sobre o alcoolismo e também sobre os 12 passos que William Griffith criou para auxiliar os dependentes a se recuperar.
As canções possuem múltiplas texturas, tamanhos e formas, e cada uma da sua forma é única, mas juntas formam uma grande canção de 57 minutos. Na verdade foi algo premeditado, por que esse é o tempo que Griffith registrou como sendo o necessário para realizar os 12 passos.
É interessante também notar que (da This Dying Soul em diante) as faixas possuem trechos e melodias das anteriores, o que torna a continuação uma coisa bem mais perceptível.
Portnoy planeja tocar a AA Suite inteira em breve (que talvez será lançado em algum DVD).
Músicas
No álbum Six Degrees Of Inner Turbulance, a primeira canção da Suite foi lançada, a incrível The Glass Prison (na minha opnião a melhor de toda a Suite).
No álbum seguinte, Train Of Thought, foi lançada a continuação, a excelente This Dying Soul, que faz referência a letra de The Mirror em uma parte. (No vídeo ela está dividida em duas partes)
Parte 2
No álbum Octavarium foi lançada aquela que (na minha opinião) é considerada a mais clássica da série, The Root Of All Evil (também conhecida como TROAE).
A quarta faixa saiu no álbum Systematic Caos. Chamada Repentence é aquela que eu (e a maioria dos fãs) considera como a menos expressiva (para não dizer ruim) da Suite.
Por fim, no álbum Black Clouds And Silver Linings saiu o último capítulo da saga, The Shattered Fortress. (O vídeo também está em duas partes)
Parte 2
A AA Suite é, na minha opinião uma das coisas mais impressionantes já feitas na música, não só pela sonoridade, mas também pela complexidade e significado, que mostram que uma pessoa pode SIM vencer o álcool e se recuperar. Mike Portnoy é a prova disso...
6 comentários:
Dream Theater faz um rock inteligente.Não sou muito fã da banda,mas os cara são bons.
Desculpe inavdir o espaço de você,mas eu queria a sua colaboração para meu novo blog.
Área Rock N Roll é um blog divulgador para blogs de Rock.Você terá muitos recursos para divulgar seu blog e mandar seus links
Entenda mais
http://www.areadorocknroll.blogspot.com/
Parabens pelo blog,seja nosso parceiro e mande bastante links até mais !!!
cara, não se preocupe, pra mim divulgação de outros blogs e sites é muito importante para a criação de uma rede de relacionamento.
Assim como gosto que meu blog seja divulgado em outros lugares, não posso ficar irritado quando alguém divulga os seus blogs no meu...
Valeu pela oportunidade!
abraço!
Obrigado por enviar seus links parceiros,você já está na nosssa home page,já publiquei um link seu.Em breve postaremos os outros !!!
Não sou muito fã das musicas deles,mais eles tocam muito bem
Seria interessante vermos a banda tocar a Suite inteira ao vivo.
OBS: Também retribuimos e adicionamos seu blog na lista de parceiros. rockmetalsempre.blogspot.com
valeu pela força Pedro!
Realmente se eles tocarem a Suite inteira ao vivo vai ser um momento épico. Pelo que conheço da banda, acredito que talvez até seja lançado e DVD...
abraço!
Postar um comentário