figurinhas do rock: Manual de como perder os agudos de sua voz com James LaBrie

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Manual de como perder os agudos de sua voz com James LaBrie



1 - Torne-se cantor
2 - Faça uma turnê que passe por Cuba
3 - Chegando lá, coma algum alimento de origem duvidosa
4 - Espere a natureza fazer você vomitar (infelizmente não há o tachado nesse editor de textos) até danificar uma de suas cordas vocais
5 - Contrarie as ordens médicas de repouso e saia fazendo shows com o Dream Theater

Pronto! Pelo menos por 15 anos seus agudos mais desafiadores vão desaparecer quase por completo, isso com terapia e eventualmente uma cirurgia.

Pra quem não entendeu o por que do texto acima eu posso explicar.

O que acontece é que, durante uma passagem do Dream Theater por Cuba em 1993, o cantor da banda, James LaBrie teve uma intoxicação alimentar, e vomitou até uma das suas cordas vocais desenvolver um nódulo. Li vários fóruns e textos à respeito, até a wikipédia, onde diz que ele rompeu as cordas vocais, mas PELO AMOR DE DEUS, COMO ALGUÉM VAI ROMPER AS CORDAS VOCAIS E CONTINUAR FALANDO, QUANTO MAIS CANTANDO?

A questão é que nossas cordas vocais são duas pregas que se mexem para permitir que o ar passe e as faça vibrar para emitir sons. Pois bem, uma das pregas vocais de LaBrie (ou as duas, sei lá) inchou devido a intoxicação, e por isso sua capacidade de cantar ficou reduzida.

Os médicos recomendaram que ele fizesse repouso por alguns meses para recuperá-las, mas o idiota (que falta faz um tachado aqui!) resolveu continuar a turnê, o que agravou sua lesão nas pregas.

Assim sendo, certas notas mais agudas só agora ele ele está recuperando, e as mais altas ele nunca mais vai conseguir cantar. Duvida do que estou falando? Veja um vídeo feito em 1993 (um ano antes da lesão), e uma música do CD Falling Into Infinity lançado no ano de 1997 (três anos após o problema). Sim eu sei que eles lançaram em 1995 o Awake e em 1996 o A Change Of Seasons, mas a segunda música abaixo mostra melhor a diferença de timbre.

Take The Time - Live in Japan

New Millenium (álbum version)


Notaram a enorme diferença entre as duas faixas? Na música Take The Time do álbum Images And Words, de 1992 a voz de LaBrie está perfeita, e ele alcança notas altíssimas de forma natural. Já na música New Millenium o que pode-se notar é uma voz de tom médio, acompanhada em quase toda a sua duração pelo baterista Portnoy, nada próximo dos timbres desafiadores do primeiro álbum do Dream Theater com a sua presença.

Não estou procurando criticar LaBrie, só acho que o cara deveria ter respeitado os médicos e repousado, assim teria chances MUUUITO maiores de recuperação completa. Alguns dizem que sua voz só voltou perfeita como antigamente no álbum Octavarium, mas mesmo assim, certos agudos ainda são difíceis para o estado atual de LaBrie.

Percebi REALMENTE que sua voz estava quase 100% na execução da música Octavarium durante o show gravado Score, que comemorou os 20 anos de carreira da banda. A música parece calma, mas a parte final exige muito da voz, e LaBrie solta um agudo incrível, que sustenta por vários segundos, e que me surpreendeu muito.

Por isso fica aqui a "dica": NUNCA desobedeça as ordens médicas.

Só espero que sua voz melhore cada vez mais, para que possamos ouvir novos petardos vocais dos velhos tempos nos próximos álbuns...

3 comentários:

Joaquim Rodrigues disse...

Obrigado pelos elogios, mais teu blog tambem esta muito bom, já add ele lá no ozzyosblog, caso queira fazer parceria com o www.atituderocknroll.blogspot.com estou a sua disposição.

Abraço e sucesso.

Jefferson disse...

valeu Joaquim, sua presença será sempre muito bem vinda!

abraço e sucesso

Banda RROS disse...

Obrigado pela visita!

Muito bom seu blog! Manteremos contato.

Até mais

Postar um comentário