figurinhas do rock: Semana Especial Led Zeppelin - Dia VII - O Preço de Lucifer

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Semana Especial Led Zeppelin - Dia VII - O Preço de Lucifer

Venho hoje para falar dos dois pontos finais da carreira do Led: a última turnê americana de 1977 (antes do lançamento de In Through The Out Door e a morte de John Bonhan). Espero que gostem!

(Notaram na cara de chapado de Jimmy Page?)

A turnê americana de 1977 foi um desastre, tanto em termos técnicos quanto de imagem. Foi programada e dividida em três partes, com shows em grandes estádios, todos com ingressos esgotados. 

Mas, durante essa época, Page estava viciado em heroína, e já havia se tornado escravo da droga. Tinha também aderido a uma dieta de líquidos, o que o emagreceu muito. Sua performance no palco foi em alguns shows no mínimo desastrosa, com um show (não me lembro em que cidade) que teve de ser interrompido após Page cair no chão (disseram que Jimmy teve um desconforto estomacal e que logo voltariam, mas não voltaram).

Em outro show, nova interrupção, por que Page estava tentando tocar Stairway To Heaven no braço errado de sua guitarra dupla, algo reforçado por bottlegs da época. 

O repertório do show teve várias variações, e pela primeira vez o público pareceu impaciente com a apresentação da banda. Nessa época, o solo de Bonzo em Moby Dick era de 45 minutos, e a música No Quarter era ampliada até mais de 30 minutos.

Mas não era só no palco que aconteciam problemas. Quando um garoto tentou tirar uma placa com o nome da banda de um trailer da equipe, um dos seguranças repreendeu duramente o garoto, chegando a dar-lhe um tapa. O único problema é que o garoto era filho de Peter Grant. Bonzo, que assistiu a cena correu e falou a Grant, que se enfureceu. Ele, Bonzo e mais dois capangas foram até onde estava o segurança, um trailer, e deram uma surra monstruosa nele. Ele só conseguiu fugir quando um deles tentou lhe arrancar um olho (!)

No dia seguinte, uma divisão da SWAT cercou o prédio onde estava a banda, prendendo os quatro envolvidos por agressão. Eles ficaram algumas horas na cadeia e depois saíram após pagar fiança.

Em relação às drogas, nessa época eram compradas centenas de gramas de cocaína e muitas outras drogas, e havia uma revendedora que trabalhava exclusivamente para a banda. Bonzo se afundava cada vez mais na bebida, pedindo muitas doses de bebida seguidas ao entrar em um bar, empinando-as logo em seguida. 

A segurança da banda também havia alcançado proporções gigantescas, e haviam vários "capangas" para cada membro das banda, muitos tinham passagem pela polícia e eram verdadeiros bandidos, sempre carregando armas consigo.


Em 1978 retornaram para os estúdios e gravaram In Through The Out Door (do qual falei no post anterior), que seria seu último álbum de estúdio.

Durante o início dos anos 80, o Zeppelin começou uma turnê comemorativa pela Europa chamada Zeppelin Over Europe 80, quando tocaram Train Kept A-Rolling' no início dos shows, a primeira música que haviam tocado juntos, e algo que queriam mostrar ao público.

Após essa turnê se reuniram para ensaiar para a próxima turnê americana, e no dia 25 de Setembro de 1980, durante uma das já famosas festas da banda, Bonham, que pra variar havia bebido demais, foi colocado em uma cama em um dos quartos da mansão de Page, onde morreu asfixiado no próprio vômito. Estima-se que ele tenha consumido cerca de 40 doses de Vodka antes de "capotar" e ser colocado lá. 

A banda, chocada com o acontecimento, imediatamente deu uma nota à imprensa dando a banda como encerrada, por não acharem possível prosseguir sem Bonham.


AGRADECIMENTOS FINAIS

Gostaria de agradecer imensamente a todos aqueles que acompanharam essa semana especial com atenção e vem comentando, complementado e elogiando meus posts.

Agradeço também ao meu irmão, que me emprestou seus dois livros do Led Zeppelin que serviram de pesquisa para esses posts...

Então é isso, espero que tenham gostado, e Muito Obrigado a todos! 

5 comentários:

Fábio RT disse...

Ola !

Muito bom post...
Realmente na média os piores shows do led zeppelin são os da turne de 1977... como vc bem salientou Page estava totalmente fora de foco em vários shows... errando a mão em varias músicas...tenho varios bootlegs da época e em alguns ouvir Achilles Last Stand é sofrivel .... chega a ser até doido pra quem admira a banda como eu.... no entanto existem algumas pérolas...como três noites no LA forum (todas gravações de audiencia de ótima qualidade) em que o bicho pegou fogo...inclusive uma delas esta registrada no bootleg Listen to this Eddie...este é um dos melhores shows que já ouvi do Led...performance absolutamente ensandecida... são as contradições de uma das maiores bandas de todos os tempos

Jefferson disse...

realmente Fábio!

Page parecia totalmente distante do resto da banda, e é um bom exemplo do que as drogas podem fazer a um músico...

abraço!

Eduardo Nunes disse...

Cara, parabéns pela série. Posts informativos e celebrativos... tudo que merecem os fãs de uma das grandes bandas da história do rock

Faça outras semanas especiais assim no futuro

Abraço

Jefferson disse...

obrigado Eduardo!

Pretendo fazer semanas especiais de outras bandas mais pra frente, porém é algo que requer bastante leituras, então talvez a próxima demore um pouco a surgir (embora quem decida a banda da semana são vocês leitores...)!

abraço!

Anônimo disse...

Agora esse titulo o preço de lucifer essas imagens negativas que vc está fazendo desse periodo da banda é pra quê hum?

Postar um comentário