figurinhas do rock: Afinal, System Of A Down é ou não é New Metal?

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Afinal, System Of A Down é ou não é New Metal?





Talvez uma discussão interminável...


Conheci a banda há uns dois anos atrás, e desde então pesquisei sobre ela mais à fundo, e hoje não tenho vergonha de dizer: "OS CARAS SÃO F*DAS!!!"

Além de uma guitarra extremamente criativa de Daron Malakian e sessão ritmica impressionante do baixista Shavo Odajian e do baterista John Dolmayan (esse sendo um dos melhores da atualidade), os vocais são talvez o grande diferencial do SOAD. Os duetos em terças de Serj Tankian e de Daron Malakian são um show parte, e os dois não erram UMA nota vocal ao vivo, mesmo estando drogados. O alcance vocal dos dois também impressiona, e juntos conseguem fazer duetos dificílimos para qualquer cara considerado grande cantor.

Muitos os chamam de New Metal, Nü Metal, ou ainda Metal Progressivo (esse um termo que eu considero mais certo para caracterizá-los), e outros termos pejorativos. E mesmo eles tendo algumas características de todos esses estilos, muitas de suas melhores composições são esquecidas ou ignoradas em detrimento de outras que eu considero de menor importância.

Se canções como Prison Song do Toxicity, CUBErt do S.O.A.D. ou Chic n' Stu do Steal This Album lhes impõe uma imagem de New Metal, muitas de suas músicas mais trabalhadas são ignoradas pelo grande público.

Então vou fazer uma lista das melhores nesse quesito de cada álbum, basta clicar no nome para ouvi-la!

1) S.O.A.D.
O primeiro disco dos caras trouxe uma das músicas que eu considero presença obrigatória entre as cinco melhores deles, Spiders. Ela tem uma pegada épica impressionante, puxada principalmente por uma linha de baixo muito boa, e uma grande linha vocal.

2) Toxicity
Foi o disco que trouxe Chop Suey!, uma das músicas mais clichês da banda, mas nem por isso menos genial. O contrate entre peso e partes plácidas é de arrepiar.

Outra excelente do disco é Toxicity, que meu irmão considera a melhor música da banda. É outra música que possui diferenças entre pancadaria e leveza. A parte final é F*DA!!!

É desse disco também a música Aerials, outro grande clássico do grupo, e outra que deve estar no Top 5 de qualquer fã da banda. Ela tem um clima épico de tragédia fantástico, e merece audição atenta.

3) Steal This Album
Disco menos expressivo do SOAD? Possivelmente. Mas é dele uma das músicas mais legais da banda, uma balada violão/voz chamada Roulette

Outra música excelente desse disco é Higway Song, que possui belo contraste entre peso e dedilhados. Tem um dos únicos solos mais "normais" de Daron.

4) Mezmerize
Originalmente a banda queria lançá-lo como um álbum duplo, mas a gravadora os convenceu a lançar dois álbuns simples no mesmo ano, o que resultou nele e em Hipnotize.

É um disco que tem muitas músicas boas, à começar pela pesada, bela e selvagem BYOB, que ganhou prêmios inclusive.

Radio/Video é outro destaque, uma verdadeira coletânea, com muitas mudanças e estilos diferentes dentro de seus 4 minutos. Depois disso há outros destaques, mas vou optar pela última música do disco, Lost In Hollywood, uma música mais longa e complexa, muito bonita e mais plácida. Linda!

5) Hypnotize
Bah, esse disco é ainda melhor que o anterior, e se fossem lançados como álbum duplo seria um dos melhores da história!

Para começar, a selvagem Attack traz belos contrastes e alguns dos vocais mais agudos de todas as músicas da banda.

Depois disso há outras músicas fantásticas, como a faixa título, uma baladona excelente, com vocais impressionantes. É seguida pela mais pesada Stealing Society, e por U-Fig, outra com várias mudanças, e pela melhor música do álbum, a complexa e lindíssima Holy Mountains, com riff's e dedilhados mais "tradicionais" e vocais F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O-S!!!

Conta ainda com a baladona Lonely Day, cantada quase inteiramente por Danton, e com uma melodia que nem parece SOAD. É linda!

E, para encerrar o álbum, uma música mais voltada para dedilhados, a impressionante Soldier Side, com um tom épico incrível, e que fecha com chave de ouro o último disco lançado pela banda.

2 comentários:

Anônimo disse...

rapaz, eles não tem nada de Nu Metal também, pra mim são Metal Alternativo.

vlw

Fran eternamente metal disse...

system of a down é minha banda preferida,e na minha opinião eles tem estilo próprio,coisa que poucas bandas conseguem fazer...a maioria é só cópia e acabam se parecendo muito.

Postar um comentário