figurinhas do rock: Megadeth: Pontos Fracos de Uma Grande Banda

sábado, 29 de janeiro de 2011

Megadeth: Pontos Fracos de Uma Grande Banda


Venho hoje falar de um tema que talvez vá gerar controvérsias: Os pontos fracos presentes no som do Megadeth.

A própria origem da banda gera controvérsias, pois muitos acreditam que a criação do grupo foi apenas "birra" de Dave Mustaine depois de ser chutado do Metallica. Porém, mesmo sendo um grupo conhecido dentro do Trash e Heavy Metal, o Megadeth nunca alcançou o sucesso do seu "arqui-rival" Metallica, embora tenha qualidade suficiente para isso.


Conheci a banda no início do ano passado, e desde então venho ouvindo o som do grupo periodicamente, gostando muito do que tenho percebido. 

Porém há alguns pontos negativos que eu venho percebendo e que gostaria de compartilhar com meus leitores.

Para usar como exemplo, escolhi o clássico Rust In Peace

Na música Five Magics, o ritmo cadenciado e contagiante que começa em 3: 22 é logo substituído por um refrão ruim, que estraga a parte anterior, e que me fez não gostar dessa música tanto quanto eu tinha gostado até essa parte. 


Há riff's estranhos em alguns momentos, como o que inicia em 4: 06 na música Rust In Peace... Polaris, que parece que a guitarra está falhando, ou com mal contato, e estraga uma música que vinha num ritmo bem interessante até então.


Na pequena música Dawn Patrol, um das melhores linhas de baixo que eu já ouvi é tocada, e é estragada por uma voz gutural demais (até para Dave Mustaine) cantada a seguir. Acho que seria melhor Mustaine investir em um vocal decente e ampliar a música, pois a idéia melódica tocada pelo baixista renderia em uma música fantástica se fosse melhor trabalhada.


Solos extremamente rápidos e complexos são características marcantes do som do grupo, embora em alguns deles haja partes estranhas e que mostram momentos de baixa criatividade dos guitarristas, além de alguns tornarem as músicas maçantes, tamanha a sua presença em alguns momentos.


Para encerrar, quero dizer que gosto bastante do som do Megadeth, não tenho nada contra o grupo, só acho que em alguns momentos eles poderiam explorar com mais intensidade as melodias, além de não investir tanto em passagens feitas apenas para enaltecer as qualidades de cada um (leia-se Dave Mustaine) o que talvez rendesse músicas melhores e mais vibrantes, que os tiraria de vez da sombra do Metallica...

5 comentários:

Rodrigo disse...

Salve Jefferson!!

Cara, considero Megadeth uma das minhas especialidades, já que sou fã, fui a 3 shows e ouço a banda desde 1990, quando lançaram o Rust in Peace.
Esse album especificamente é um dos que contem as estruturas musicais mais complexas da banda. É preciso algumas audições mais atentas para "digerir" as nuances q Mustaine propõe. è claro que tudo é questão de gosto mas com certeza, o RIP é um dos melhores trabalhos do Megadeth.
Quanto ao Metallica, tb sou fã e acredito que existam controvérsias em relação a ambos.
Sem tirar de forma alguma os méritos de james e Lars, Mustaine fez parte do Metallica e ajudou a escrever o Kill'em All, estopim para o sucesso do Metallica. O fato é que Mustaine acabou ficando na sombra do Metallica, não por conta de inferioridade em termos musicais, mas por se preocupar mais em falar mal do Metallica na midia ao longo dos anos do que se preocupar com seu próprio som.

abçs

Rodz

Jefferson disse...

De fato Rodz!

Talvez eu precise ouvir mais outros álbuns para digerir melhor a sonoridade do grupo, e mudar minha opinião momentânea.

Quanto ao Metallica, de fato Mustaine foi muito importante para o nascimento do Kill'em All (disco pouco lembrado hoje em dia, mas que deveria ser mais ouvido), e realmente a atitude de Mustaine para com o Metallica na mídia sempre foi ruim, pelo fato dele só gerar polêmicas, o que fez muita gente não gostar dele sem ouvir o Megadeth...

Pena que ele só tenha mudado de opinião agora...

Obrigado pelo complemento ao post!

Abraço!

Pedro disse...

eu sou fã do megadeth a 2 anos
eu prefiro o magadeth do a metallica pq a metallica vive com suas velhas musicas e isso e meio cansativo o megadeth ja ta gravando um novo cd ai
mais as dua dao uma boa disputa
MEGADETH FOREVER

Anônimo disse...

Jeferson, vc não entende nada!

Anônimo disse...

Jefferson, vc é enjoado tanto quanto ao seu nome que cotem duas letras f.... DAVE MUSTAINE É O MELHOR...

Postar um comentário