figurinhas do rock: Afinal, Qual é a Melhor Fase do Guns N' Roses?

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Afinal, Qual é a Melhor Fase do Guns N' Roses?

Tema de discussões sem fim, embora os defensores da fase inicial sejam maioria...

O fato é que, na fase inicial, do disco Appetite For Destruction o Guns era exclusivamente uma banda de Hard Rock. A imagem do baterista Steven Adler e do guitarrista base Izzy Stradlin tornavam essa imagem ainda mais forte.


Porém, à partir do disco Use Your Illusion essa imagem Hard Rock da banda foi substituída por uma de Metal, de um som mais complexo.


Muitos dizem que a mudança se deve a entrada do baterista Matt Sorum, mas eu discordo. A grande qualidade e complexidade ritmica de Sorum sem dúvida ajudou a banda a quebrar barreiras musicais, o que possivelmente  os fez tornar o som da banda mais complexo, mas de nenhuma forma foi o único responsável pelo som Metal do grupo. 


Todos os músicos evoluíram muito nesses anos, principalmente Slash e Duff, o que foi fundamental para o crescimento da banda como um todo.
Pra mim o som do Appetite For Destruction é Hard Rock puro, mas o dos Use Your Illusion I e II é universal. Ora como assim? Bem é que ao abrir o leque de possibilidades musicais o Guns tornou seu som diferente de tudo o que estava sendo feito na época no Rock, e possibilitou que a banda se tornasse a maior da década de 90.


Acho que faltava algo na formação inicial do Guns que tornasse a imagem da banda tão impactante como a que foi apresentada na Use Your Illusion Tour. A imagem de Gilby Clarke com a Les Paul pra mim é muito mais empolgante que a de Izzy com uma guitarra semi acústica.


Os shows de 3 horas dessa turnê também eram geniais, e ninguém desde o Led Zeppelin tinha  se atrevido a fazer shows dessa magnitude, com improvisos longos, solos de guitarra de arrepiar e, é claro um solo de bateria de mais de 7 minutos. 


Isso não é pra qualquer um, e acredito que foi fator decisivo para eu preferir o Guns da Use Your Illusions ao Guns do Appetite For Destruction.


O som Hard Rock foi transformado em um som complexo e dinâmico, cheio de momentos empolgantes e de tirar o fôlego que me fazem preferir Estranged (minha música preferida do Guns) à Nightrain por exemplo.


E, para encerrar e contrariar aqueles que somente criticam a atual fase do Guns (eu era um dessas pessoas até ler essa frase), vou citar uma frase dita por Dizzy Reed, tecladista que ao lado de Axl é hoje o único remanescente da banda do Use Your Illusion:


Não interessa o que façamos, há sempre algumas pessoas que nunca vão se libertar da antiga banda. Mas a maioria das pessoas que vejo estão adorando; perdem a cabeça, dançam e cantam conosco. Não me parece que tenham saudades dos músicos anteriores. Uma a uma, as pessoas estão começando a desistir. A velha banda era um pouco mais caótica e auto-destrutiva; esta banda, na minha opinião, está mais concentrada em seguir o caminho oposto.


Belas e sábias palavras, sem dúvida...

10 comentários:

Príncipe Myshkin disse...

Muito bem escrito o post!

Eu sempre leio análises e críticas ao Guns.

Mas não consigo ouvir.
Muito menos curtir.
Acho o Slash um tremendo guitarrista, e ouço vários outros trabalhos do cara, curto mesmo.

Mas acho Guns horrível.
E eu tento ouvir isso com ouvidos limpos há muito tempo...

Enfim...
Hahaha!

DRYELE disse...

olá adorei seu blog
adoro guns n roses
ja estou seguindo confere o meu depois
:)
beijos
otima semana

andryelle.blogspot.com/

DRYELE disse...

obrigadoooo
:)
beijoss

andryelle.blogspot.com/

Jefferson disse...

Dae Marlon! Obrigado pelo comentário.

Faça um esforço, conhecer Guns vale à pena, eles tiveram vários momentos distintos...

E Dryele, obrigado pelos elogios, estou seguindo seu blog!

Abraço!

Rodrigo disse...

Fala grande Jeff!!!

Cara, sou grande fã do Guns, fui ao show ano passado e vou ao show do Slash em Abril, além de já ter lido sua biografia. Acredito que a mudança no som, nada teve a ver com a entrada do Matt e foi puramente pelo controle que o Axl assumiu sobre a banda depois que o sucesso chegou. O próprio Slash relata no livro que as músicas do Use Your Illusion eram muito mais cruas e mais rock n roll do que o material q foi pro disco e q nós conhecemos, tudo isso por puro capricho de Axl. Eu gosto tanto da fase do AFD quanto do UYI, mas sem dúvida, prefiro os primórdios da banda.

abçs

Rodz

http://rodzonline.blogspot.com/

Guilherme M disse...

Eai Fera, comentei no post de um 1 ano do figurinhas, atrasado, porque nunca sei o porque de eu não tar atualizado, rs, mas mesmo assim parabéns e vida longa. Enquanto ao Guns, Apettite , Guns Lies e Use Your Illusion são demais, mas se for escolher uma escolho a do Apettite. Valeu !!!!

Jefferson disse...

dae Rodz! cara, eu curto muito o que o Axl fez no Use Your Illusion, acho que aquele tom mais complexo deu uma nova cara a banda, mas é questão de opinião...

Dae Guilherme! Valeu pelos votos. Quanto ao Guns, como eu disse ao Rodz, é questão de opinião, não dá pra agradar a todos em dois discos...

Abraço!

Anônimo disse...

So sei q n eh essa fase agora...

Eduardo Nunes disse...

Pra mim, o melhor Guns é o do Appetite for Destruction.

Depois eles fizeram algumas coisas legais, mas aquele hardão cru do Appetite é o que de melhor se fez em hard rock nos anos 80

Unknown disse...

Para mim, que sou um grande fã da banda, a melhor fase é a primeira. A mudança deu-se, absolutamente, pela saída do Adler (esse tocava pra caralho, pena que tá no fundo do poço hoje) e a do Izzy, que era um compositor de mão cheia, mas não desmereço a segunda fase, só não suporto a atual...

Postar um comentário