figurinhas do rock: Van Halen de volta com Dave Lee Roth: a grande notícia dos últimos anos

sexta-feira, 30 de março de 2012

Van Halen de volta com Dave Lee Roth: a grande notícia dos últimos anos

Estreio nesse blog escrevendo (com algum atraso, é verdade) sobre o que considero o grande lançamento e a grande notícia dos últimos anos: o novo disco de inéditas do Van Halen.

Não pelo disco em si.

Não pela volta do Van Halen em si.

O motivo da fodalhice dessa notícia é o retorno do Van Halen com Dave Lee Roth nos vocais.

Depois de muitos anos tendo como vocalista um senhor chamado Sammy Hagar (que até canta bem, mas, como você sabe, não tem o "right stuff"), a banda que ajudou a criar o hard rock atual traz de volta aos palcos o homem que ajudou a criar o conceito atual de frontman.

Ao lado da Revelação que significou a contribuição do guitarrista Eddie Van Halen à sonoridade e à técnica das bandas de rock pesado, a postura de palco saracoteante de Dave Lee Roth ditou os rumos da performance de um frontman de superbanda digno da definição.

Com Roth, foi hiperbolizada a ideia, que já se percebia em algumas bandas de hard rock, de que o vocalista não é apenas um cantor, mas um showman, por isso sua apresentação inclui figurinos escandalosos, movimentos acrobáticos e muito rebolado (alguém aí lembrou do Elvis?).

Mas a performance de Roth não era apenas visual. Ele tinha mojo também para cantar. Sua voz rouca e seu estilo cheio de punch casavam perfeitamente com a proposta sonora do grupo:




Esse estilo único fez muita falta após a saída de Roth da banda, no auge do sucesso, em 1984. O estilo de cantar do seu substituto, Sammy Hagar, era redondinho demais, certinho demais, careta demais. Faltava a Hagar a macheza meio gay de Roth, a coragem de ser ridículo, a desenvoltura, o talento para se conectar à plateia e levá-la ao orgasmo.

Agora, o grande Dave Lee Roth está de volta à ativa com a sua banda. Mais velho. Menos brega. Com menos fôlego, menos preparo físico, menos voz. Mas, com um pé nas costas, o velho ainda dá de 10 a 0 na maioria desses jovens que fazem sucesso hoje em dia: 

2 comentários:

Anônimo disse...

Macheza meio gay, hahaha... mas é isso aí, Dave é o cara...

Pedro Sodré disse...

Olá parceiro,

A Área Rock'N Roll retomou suas atividades nesse dia 6 de agosto, depois de alguns meses de inatividade.

Gostaríamos que você continuasse participando, pois a nova Área terá grandes novidades, além de um sistema de divulgação especializado para cada blog.

Continue fazendo parte da nossa Área! Contamos com sua participação!

Abraços

Equipe da Área Rock'N Roll
http://areadorocknroll.blogspot.com.br/

Postar um comentário