Nascido mais especificamente no final dos anos 80, representa o que eu chamaria de "evolução" do Rock Progressivo característico de bandas como Pink Floyd, Genesis, Yes, Rush, Uriah Heep e outras que abriram caminho para a revolução musical seguinte.
Unindo toda a bagagem musical características das bandas de Rock Progressivo dos anos 70 com as principais características do Heavy Metal, as bandas de Metal Progressivo deram um passo além na história da música, desenvolvendo composições na maioria das vezes extremamente elaboradas, com constantes mudanças de tempo, solos extensos de todos os instrumentos e linhas vocais complexas.
O estilo foi desenvolvido por bandas como Dream Theater, Queensrÿche, Fates Warning, e aprimorado com o passar do tempo. Apesar de ser adorado por poucos e receber muitas críticas de pessoas que gostam de mais "simplicidade" nas músicas (eu chamaria de falta de capacidade musical), as bandas de Metal Progressivo são extremamente respeitadas no meio musical, e os músicos de cada banda demonstram profundos conhecimentos musicais, que estão sempre procurando mostrar nas suas músicas (o que leva as pessoas a chamá-los "injustamente" de ego-maníacos).
Gostaria de terminar este post com dois vídeos que mostram bem o contraste entre o Rock Progressivo e o Metal Progressivo:
Pink Floyd - Money (Pulse)
Dream Theater - The Glass Prison (live)
Nenhum comentário:
Postar um comentário