1) Black Dog 4: 58
2) Rock And Roll 3: 41
3) The Battle Of Evermore 5: 51
4) Stairway To Heaven 8: 02
5) Misty Mountain Hop 4: 38
6) Four Sticks 4: 44
7) Going To California 3: 35
8) When The Levee Breaks 7: 08
DISCO
Disco que finalmente garantiu a aprovação do Zeppelin pela grande crítica, esse disco fantástico originalmente não teve nome, sendo chamado de IV, Four Symbols ou Runas Album. Muitos dizem que ele é muito comercial, mas eu discordo, pois ele contém grandes clássicos que viraram hinos da banda, com variedade de estilos nas músicas, tendo Heavy Metal, Folk, Hard Rock e mais várias misturas, que não dão a esse álbum parâmetros, não tentando ser comercial demais.
Mas a verdade é que, nessa época, o Heavy Metal de fato era o que fazia mais sucesso na música, então não se pode dizer que eles tentaram fazer um álbum totalmente comercial, pois há aqui registrada a fase de ouro da banda, a fase dos mega espetáculos ao vivo, dos contratos milionários, dos discos com produção ultra luxuosa, etc., coisas das quais o Led Zeppelin aproveitou como nenhuma outra banda.
MÚSICAS
1) Black Dog
Tem partes cantadas à capela, seguida de um riff “destruidor”. Tem vários momentos, com várias paradas. Tem um solo bem interessante, juntando velocidade e “pegada”.
2) Rock And Roll
Música pulsante, com baixo “suingado” e arranjos muito bons de guitarra, com um ritmo bem dos anos 60, e uma linha vocal de arrepiar. Tem um solo de muita “pegada”, um dos melhores que Jimmy Page já gravou.
3) The Battle Of Evermore
Música bem folk, onde o cantor Robert Plant dividiu os vocais com a cantora Sandy Denny. É muito bonita, tendo várias passagens vocais, e um solo pequeno e bonito.
4) Stairway To Heaven
Clássico absoluto, e música mais conhecida do Led Zeppelin, Stairway To Heaven se caracteriza pelos longos dedilhados, aliados a uma incrível linha vocal, e a um senso incrível de dinâmica, que faz com que a música vá ganhando complementos, como uma escada, até ter uma parte muito pesada, com um solo de arrepiar. Na minha opinião, o Zeppelin nunca conseguiu superar essa música nas gravações posteriores, sendo a melhor do disco. É chamada por muitos como a “Mãe De Todas As Baladas”.
5) Misty Mountain Hop
É “embalada”, com várias paradas, e belas linhas vocais, além de um riff muito bom. Tem um solo bem interessante, com muita pegada.
6) Four Sticks
Ganhou esse nome justamente pelo baterista John Bonham ter utilizado quatro baquetas ao mesmo tempo para gravar a música. Tem vários riffs de guitarra bem interessantes, com passagens mais acústicas no refrão. Tem um solo de teclado e nenhum de guitarra.
7) Going To California
Grande clássico da banda, essa música é toca acústica, com belos vocais e lindos dedilhados. Tem um refrão muito interessante. Não tem solo.
8) When The Levee Breaks
Um comentário:
gosto de todas, mas When the levee breaks é a melhor..alucinógena!!!!!!
Postar um comentário