figurinhas do rock: [RESENHA] CD Judas Priest - Nostradamus - Columbia Records - (2008)

segunda-feira, 14 de junho de 2010

[RESENHA] CD Judas Priest - Nostradamus - Columbia Records - (2008)

Disco 1

1) Dawn Of Creation ----------2: 31

2) Prophecy --------------------5: 26

3) Awakening ----------------- 0: 53

4) Revelations -----------------7: 05

5) The Four Horsemen -------1: 35

6) War ---------------------------5: 04

7) Sands Of Time -------------2: 36

8) Pestilence And Plague -----5: 08

9) Death --------------------------7: 33

10) Peace -----------------------2: 21

11) Conquest ---------------------4: 42

12) Lost Love --------------------4: 28

13) Persecution -----------------6: 34

Disco 2

1) Solitude -----------------------1: 22

2) Exiled -----------------------6: 32

3) Alone ----------------------7: 50

4) Shadows In The Flame -----1: 10

5) Visions ---------------------5: 24

6) Hope ------------------------2: 09

7) New Beginnings ------------4: 56

8) Calm Before The Storm ---2: 05

9) Nostradamus ------------6: 43

10) Future Of Mankind ----8: 29

DISCO

Primeiro disco conceitual da banda, também foi o primeiro disco que eu ouvi do Judas Priest. Sou um pouco suspeito pra falar, porque adoro álbuns conceituais, mas considero esse um dos melhores (se não o melhor) disco do Judas Priest.

A história gira em torno do alquimista e vidente Nostradamus durante todos os dois discos. Foi um álbum que repercutiu bem e teve boa vendagem. Mostra um Judas Priest bastante maduro tanto nos métodos de composição quanto nas performances individuais dos músicos.

MÚSICAS CD 1

1) Dawn Of Creation

Resume-se a uma linha de teclado, que vai aumentando, até que as guitarras começam a fazer um solo simples.

2) Prophecy


Engata na outra, e é muito pesada, seguindo a mesma linha por toda a composição, com exceção da parte depois do solo. Tem um solo.

3) Awakening

Resume-se a uma introdução feita com violões, num belo dedilhado, com um fundo feito pelo teclado, e uma bela linha vocal.

4) Revelations

Engata na outra, já começando com um dueto de guitarra que segue para um riff destruidor. As estrofes têm um riff abafado de guitarra, e o refrão notas soltas e um dos guitarristas faz um solo de fundo, igual ao do início da música. Tem várias mudanças, passando para um belo solo no violão, que serve de introdução para três rápidos solos de guitarra. Na minha opinião é a melhor do disco.

5) The Four Horsemen

Uma linha de órgão serve de base para a linha vocal.

6) War

Resume-se a um riff de bateria, seguido da voz e do teclado. As guitarras soam somente abafadas em algumas partes, e em acordes soltos no refrão. Tem um solo de teclado. A parte final consiste de uma série de notas feitas nas cordas agudas da guitarra, junto com o vocal.

7) Sands Of Time

Um dedilhado de violão é a base para a linha vocal. Tem um riff no violão, que é seguido de mais uma linha vocal e mais um riff, que é acompanhado pelo teclado.

8) Pestilence And Plague

Como as anteriores, ela é grudada na música anterior. É pesada, seguindo uma estrutura básica, que vai intercalando riffs, estrofes e refrões. Tem dois solos, que são seguidos de um bonito dueto.

9) Death

Começa com um sino e uma linha de teclado, que é seguida por um riff incrivelmente pesado, que dá uma aparência macabra a música. Tem longas estrofes, que são intercaladas com um refrão ultra pesado e volumoso. Tem um solo rápido, que intercala paradas em algumas notas. Acelera na parte final, e tem um segundo e um terceiro solos, mais “consistentes” em formato.

10) Peace

É composto de acordes, seguido de um dedilhado, e acompanhado pelo teclado.

11) Conquest

Música pesada e “embalada”, que segue uma estrutura simples. Tem dois solos feitos com bastante feeling.

12) Lost Love

Música mais calma, que pode ser classificada como romântica, que tem bonitos dedilhados e linhas de teclado. Tem um solo lento mas incrível, que “toca a alma”.

13) Persecution

Começa calma, mas ganha bastante velocidade, volume e peso. Tem dois solos muito rápidos, que são seguidos por um rápido dueto. Termina de maneira calma, como no começo, dando um final bem impactante.

MÚSICAS CD 2

1) Solitude

Limita-se a uma linha de teclado que vai aumentando o volume.

2) Exiled

Contém um uso bastante grande do teclado, com estrofes com as guitarras sem distorção. O refrão é pesado. Tem velocidade baixa. Tem um solo com a guitarra com o som bem distante, dando a impressão de longitude.

3) Alone

Começa com uma linha de violão que é seguida por um pequeno solo de guitarra muito bonito, que surpreende. Após, a música ganha um grande peso, passando por riffs e bases pesadas. Tem um solo. Na parte final, a estrofe volta a ter a base de violões. O refrão pesado volta, sendo seguido por um rápido solo de guitarra.

4) Shadows In The Flame

Começa com um dedilhado de violão e uma linha de teclado. Tem uma linha vocal calma.

5) Visions

Começa com grande peso, e é uma das mais pesadas do disco. Tem vários riffs, e um solo.

6) Hope

Como as outras, ela tem uma linha de teclado, que é seguida por um dedilhado feito na guitarra. É mais calma, e tem velocidade baixa.

7) New Beginnings

Música mais bonita em sua constituição, com dedilhados de violão nas estrofes, muitas frases de piano e peso em algumas partes, principalmente nos refrões. Tem um solo lindo, sendo feito pelos dois guitarristas, num bonito dueto.

8) Calm Before The Storm

Feito na forma de um solo/dedilhado na guitarra com wah-wah, segue por um bonito dedilhado, que é acompanhado por uma bela linha de teclado.

9) Nostradamus

Começa com uma linha de teclado bem impactante, que dá lugar para uma música ultra pesada e rápida, bem no estilo heavy metal. Tem riffs intricados que acompanham as estrofes e refrões. Tem dois solos incrivelmente rápidos, seguidos por um rápido dueto.

10) Future Of Mankind

Tem peso desde o início, mas é mais lenta, criando um efeito estarrecedor. Na minha opinião é a melhor do disco, tendo dois solos lindos, antecedidos e entremeados por um incrível dueto. Termina com uma linha de teclado que deixa o ouvinte na expectativa, como se a história ainda não tivesse acabado.

2 comentários:

Banda RROS disse...

Muito Obrigado pela visita Jefferson.

Estarei add vc ao nosso blogroll também.

Manteremos contato!

Jefferson disse...

Valeu, obrigado, será sempre muito bem-vindo nesse blog

abraço

Postar um comentário