Originalmente, a visão clássica é que uma banda deve possuir um guitarrista, um baixista, um baterista, um vocalista e (eventualmente) um tecladista. Certo? NÃO!!!
Essa visão começou a mudar quando os três jovens abaixo resolveram fazer um som diferente:
Despontando como uma das mais importantes bandas do Universo Progressivo dos anos 70, o super-grupo Emerson, Lake & Palmer permanece até hoje como um dos pilares do Rock Sinfônico, sendo um dos mais importantes grupos da história do Rock, tanto pelo seu estilo inovador quanto pelos seus shows polêmicos.
Origens
Em meados de 1970, Keith Emerson e Greg Lake estavam em projetos distintos, o The Nice e o King Crimson respectivamente, e, após tocarem alguns concertos juntos, tentaram fazer algum trabalho em parceria, e perceberam que seus estilos se completavam de forma bem positiva, assim, saíram em busca de um baterista para completar a formação da banda.
À princípio contataram Mitch Mitchell, que estava tocando com o mestre Jimi Hendrix. Este recusou, mas passou a idéia a Hendrix, que nesta época estava cansado do The Jimi Hendrix Experience, e que estava procurando novos projetos. Mostrou-se interessado em tocar no grupo, mas por falta de tempo nas agendas dos grupos o encontro não se tornou possível.
A morte de Hendrix em 1970 finalmente pôs fim à idéia da reunião, e a banda teve de contentar-se em chamar Emerson, Lake & Palmer (ELP) ao invés de Hendrix, Emerson, Lake & Palmer (HELP), que com certeza seria um grupo impressionante se tivesse existido.
Os Primeiros Anos
Em 1970 foi lançado o primeiro disco da banda, Emerson Lake & Palmer, com uma sonoridade bastante inovadora, mais dominado pelo som dos teclados de Keith Emerson, mas que não diminuía a qualidade dos outros músicos. Foi bem recebido pelos críticos, e abriu espaço para o sucesso da banda, principalmente pelo hit Lucky Man.
O álbum seguinte foi o conceitual Tarkus, que contava com a primeira música realmente longa da banda, a incrível Tarkus, com 7 partes e mais de 20 minutos de duração.
O terceiro álbum da banda, Pictures At An Exhibition, foi um álbum ao vivo que fez bastante sucesso, e contribuiu para a fama da banda. Nele, a banda interpretou a obra de Modest Mussorgsky (cruzes!).
Apogeu e Queda
O terceiro álbum de estúdio da banda, o excelente Trilogy veio para consolidar a fama da banda, e trouxe o single de maior sucesso da banda, From The Beginning. Foi seguido do álbum de maior sucesso da banda, Brain salad Surgery, e do álbum triplo quem continha todos os grandes épicos da banda até então: Welcome Back My Friend... To the Show That Never End - Ladies and Gentlemans.
Os três álbuns seguintes não foram muito apreciados, até por causa da mudança no som que ocorria naquela época. O último desses discos, Love Beach foi ignorado inclusive pelos próprios músicos, que disseram que ele não passava de necessidades contratuais.
Assim, a fama da banda foi esmorecendo, ainda mais com o nascimento do Punk no final dos anos 70, o que fez com que o grupo se dissolvesse. Depois disso fizeram várias reuniões ao longo do ano, e lançaram alguns discos com músicas inéditas, mas nunca mais recuperaram o antigo sucesso.
Sonoridade
O som da banda é bem interessante, mais monopolizado pelos teclados de Keith Emerson, mas também deixava espaço para os outros músicos se destacarem.
É uma mistura de Rock Sinfônico, Rock Progressivo, Jazz, Música Erudita e Hard Rock, com bastante variação nos estilos de composição, vastas canções e muita improvisação. É adorado por seus fãs, mas detestado por gente de outros estilos.
Conheci a banda faz pouco tempo, mas já estou apaixonado pelo seu som. A forma como as composições eram trabalhadas na banda era uma coisa incrível, realmente os três músicos são dignos de todas as honras. Pena que sejam muito criticados e pouco ouvidos hoje em dia, o que faz com que poucos músicos os coloquem em suas influências.
Para quem duvida da sua capacidade musical, veja o vídeo abaixo:
Shows
Os shows da banda sempre foram bastante polêmicos, com explorações teatrais que chegavam ao ponto da destruição do teclado de Emerson (era sempre o mesmo teclado, que era somente reparado para a próxima apresentação).
O interessante era que Emerson levava um sintetizador completo de teclado, que nessa época era uma peça gigantesca (vista acima), o que aumentava os custos e o trabalho de suas turnês.
Para quem não conhece a banda, vale à pena correr atrás!
Um comentário:
obrigado por falar mais sobre esta maravilhosa banda ...
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