figurinhas do rock: Rising Force: Um Disco de Estréia Impecável

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Rising Force: Um Disco de Estréia Impecável


Recentemente postei aqui sobre a vida do mestre Yngwie Malmsteen, um dos melhores e mais criticados guitarristas de todos os tempos. Hoje vou falar de seu álbum de estréia na carreira solo, o incrível Rising Force.

Lançado em 1984, esse álbum é a junção de toda a técnica de Malmsteen, onde ele explora de forma equilibrada todas as suas influências, desde o Hard Rock de Ritchie Blackmore até as frases clássicas de Bach, Beethoven, entre outros compositores da época clássica.

Começando com a bela Black Star, que tem no início um belo dedilhado clássico e que depois segue para uma série de solos de gelar a espinha, o álbum passa por músicas de várias texturas diferentes, como a pesada e rápida Beyond the Sun, a bela e incrível Icaru's Dream Suite Op. 4, que mescla solos e riff's pesados com belas frases de violão, e as mais rápidas e pesadas Now Your Ships Are Burned e As Above, So Below, que são as duas únicas músicas com vocais do álbum. O disco termina com a pequena Farewell que resume-se a uma linha de violão clássico, que surpreende pela beleza.

Confira abaixo a música Black Star com solos ampliados, numa apresentação incrível, que mostra toda a capacidade de Malmsteen, tanto para músico quanto para poser. Nessa apresentação, além da sua velocidade clássica, Malmsteen mostra um feeling absurdo.
Recomendo ver o vídeo inteiro, para ter uma verdadeira noção de tudo o que esse guitarrista pode fazer. O único negativo é que a imagem e o som não estão bem coordenados, mas isso não diminui a qualidade do vídeo.


Set do disco:
1) Black Star ----------------------4: 53
2) Far Beyond The Sun --------5: 52
3) Now Your Ships Are Burned ---4: 11
4) Evil Eye --------------------------5: 14
5) Icaru's Dream Suite Op. 4 ----8: 33
6) As Above, So Below -------4: 39
7) Little Savage ---------------5: 22
8) Farewell --------------------------0: 49

2 comentários:

Daniel Silva disse...

esse disco é perfeito. problema que o cara começou a se repetir depois e as coisas foram ficando muito chatas.

o trabalho do jeff scott soto nesse álbum é fantástico!

Jefferson disse...

realmente Daniel! O cara era muito bom nessa época, mas depois ficou muito igual...

abraço"

Postar um comentário