figurinhas do rock: Afinal, o Solo de Guitarra Morreu?

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Afinal, o Solo de Guitarra Morreu?

Muito se tem conversado sobre isso nos últimos anos, mas infelizmente é um fato: O Solo de Guitarra Está Definhando...

Antigamente, para ser um grande guitarrista era preciso saber solar bem, improvisar bem, em suma: Tocar Bem.

Mas os tempos mudam, e hoje em dia a maioria dos jovens chamam de "Titios" ou "Velhos" aqueles que ainda insistem em tocar aquele monte de notas caprichadas no meio da música.

Eu, sendo filho da nova geração, simplesmente não consigo imaginar uma música minha sem um solo, e olha que minha banda toca mais Punk...

"Alma de Velho?" Não penso assim.  É certo que é preciso gostar de sons antigos para gostar dos solos como eu, mas uma mudança dessas implica em mudanças sociais mais profundas.  Então, afinal, quando isso tudo começou? 

Por volta de 1977, quando jovens que não sabiam tocar direito resolveram se unir para criar um som "mais simples", mais distante daqueles músicos "Ego-maníacos" que dominavam a música...

E o que conseguiram com essa "Rebeldia?" DESTRUÍRAM O SOLO DE GUITARRA!!!

A visão de que não era preciso fazer solos nas músicas contaminou a mente de todos, e infelizmente destruiu essa arte fantástica e única, tão exaltada por músicos como Jimi Hendrix, Jimmy Page, Tony Iommi, Ritchie Blackmore e muitos outros.

Não digo com isso que o Punk de uma forma geral não tenha trazido músicas boas, pois há várias músicas dos Ramones com solos bem interessantes, como Tomorrow She Goes Away, I'm Affected, I Wanna Live, porém isso nunca foi valorizado em apresentações ao vivo da banda, justamente quando o Johnny deveria mostrar sua técnica. 

E o pior que essa mentalidade passou até para grandes bandas metaleiras como o Metallica, que, quando viu que seus longos e intrincados solos não estavam fazendo tanto sucesso começaram uma grande modificação em seu som, o que implicou num dos piores excrementos já lançados por uma banda de Metal: St. Anger (notaram que eles não colocaram nem o logo da banda na capa, parecendo que queriam diminuir o estrago à imagem da banda?).

Pois é caros leitores, e o pior que a situação está piorando cada vez mais, conforme novos grupos sem nada de "Princípios Solistas" vão se destacando na mídia.

Só espero que algum grupo bom e com grandes solistas realmente se torne poderoso e consiga mudar essa situação, embora ache isso extremamente improvável...

Então, fica aqui abaixo uma apresentação de um VERDADEIRO solo de guitarra (e acho que o mais famoso...)

11 comentários:

Anônimo disse...

Sim,concordo.
Mas acredito que estes shows que vem acontecendo no Brasil com bandas veteranas seja uma boa para motivar a nova geração.
Viu quanta gente nova tinha no show do Paul McCartney? Fiquei surpresa quando soube que o Yes também viria ao Brasil,pena que não há tanta divulgação.
Eu ainda tenho fé no Rock n' roll!
Vamos fazendo nossa parte...
Beijos,meu querido!

Jefferson disse...

De fato Mel, realmente shows desse tipo atraem muitos jovens, e os influenciam de forma positiva, mas é uma pena que essas bandas com "essências vintage" não apareçam na mídia, onde poderiam influenciar uma parcela muito maior...

Nem sabia que o Yes vai vir ao Brasil, realmente algo totalmente inesperado...


Bom, como bom amante do Rock Clássico, também acredito na reabilitação dele, embora ache difícil... Então enquanto isso, nós blogueiros e amantes do verdadeiro Rock n' Roll devemos continuar nosso trabalho informativo pra essa nova geração...

abraço e obrigado pelo comentário!

Daniel Silva disse...

morreu nada, meu camarada. até as ditas novas bandas, modernas, estão mandando ver nos solos de guitarra. pra conferir é só procurar o disco novo do avenged sevenfold. muito foda.

abraço

Jefferson disse...

hum, talvez, mas é preciso convir que o solo não é mais o que era, e dificilmente será tão valorizado quanto era novamente...

mas obrigado pelo comentário pela dica!

abraço!

Guilherme M disse...

O solo é a parte que o guitarrista mais espera em sua musica, a parte que tem seu toque pessoal, em que ele mostra seu valor.
Não vejo solos consagrados hoje me dia como tinha antigamente, mas certamente tem bandas que fazem solos de arrepiar.

Até Mais !!!

Absinto Muito disse...

Jefferson, sou o Renato, guitarrista da banda, tenho 18 anos que completei há 15 dias, mas acho que estamos na obrigação de criar uma nova geração. Nos nossos shows, eu faço vários solos e vejo jovens paralisados e motivados para conhecer melhor o Rock Clássico! Vamos nos empenhar em divulgar as possibilidades que a guitarra pode oferecer. Um abraço!

Jefferson disse...

Valeu pelo comentário Guilherme... Realmente, o solo reflete as emoções e impressões do músico naquele momento, por isso a espontaneidade é tão importante...


E Renato, realmente é importante nós da nova geração (fiz 18 anos há 21 dias atrás) mostramos a esses jovens que não conhecem quase nada que o rock é mais que uns power chords mal feitos, mas na verdade é cheio das nuâncias e emoções únicas que só um solo de verdade pode trazer...

abraço!

Anônimo disse...

pra fala a verdade o unico q ta arrebenteando o solo de guitarra e o slash ex guns'roses .

Anônimo disse...

Vi uma entrevista na Guitar Player com o Rusty Cooley, com um guitarrista virtuoso norte-americano, onde ele dizia: "Rock sem solos é sacrilégio. O que seria de Chuck Berry e Clapton sem solos?"
Pra quem não conhece o Rusty Cooley, ele leva o solo de guitarra às últimas conseqüêncas e muitos o criticam com ser excessivamente técnico e rápido. Mas, o importante é que ele citou clássicos do rock que contaminaram gerações com solos, apesar de simples. Quem nunca assistiu "de volta para o futuro" e não se empolgou com a versão de "Johnny B. Goode" do Marty McFly na cena do baile de formatura? É verdade que ele se empolgou demais do meio pro fim da música, hehehe. O que seria de "Layla" sem os solos? "Hotel California"? "Sultans of Swing". Isto leva a pensar que a guitarra foi feita pra isso. Pro solo, o momento de livre expressão onde cada guitarrista exprime o que sente com as ferramentas melódicas que tem na mão. Não importa se é o Noodles do Offspring ou o Frank Gambale. Ele simplesmente acontece e é o momento do guitarrista. O solo "morreu" por um instante tendo como marco o disco do Metallica (St. Anger), mas, como uma péssima experiência superada, os levou a crer que o solo faz parte do rock mais do que se imagina. Tanto que o próximo album que lançaram teve como foco a estrutura musical dos discos antigos, com muitos improvisos de guitarra. Apesar do Punk ser um som mais simples com power chords, sem solos, mas muita energia, ele influenciou caras como Paul Gilbert que é uma referência consagrada quando se fala em solo, técnica e virtuosismo. Ramones está na árvore de influências dele ao lado de Van Halen e Randy Roads. Com ou sem solos, o rock é rock. Mas, pelo fato de uma geração inteira ter deixado o elemento em questão fora das composições, não significa que acabou. Temos guitar heros no mundo todo, concursos como guitar idol, jogos de video game, e artistas como Edu Ardanuy, Kiko Loureiro e Juninho Afram entre outros que influenciam, estimulam e encorajam jovens músicos a estudarem este aspecto que a indústria da música vê como "dispensável", talvez momentaneamente. É inegável que o estímulo positivo do estudo deste tipo de coisa vai proporcionar o surgimento de novos bons músicos. Músicas com arranjos mais ricos são feitos por aqueles que buscam se aprimorar e ter mais conhecimento. O que vale é a diversidade. O punk e o virtuoso. Não se pode é cair numa verdade unilateral de que o solo morreu e é hora do som simples. O solo não morreu com o surgimento do punk. Este sim foi apenas uma alternativa praqueles que queriam simplesmente tocar, curtir a música, ser rock stars sem ter a preocupação de se tornarem ases do intrumento. É fato que a tal indústria musical tem utilizado este pretexto pra lançar bandas de qualidade questionável. Cabe a nós mesmos separar o joio do trigo. O rock segue em frente COM E SEM solos. Abraços a todos.

Anônimo disse...

nao acho, afinal, uma das bandas mais novas, tem em quase (a maioria) todas as suas musicas solos de guitarra.
Amanda

Anônimo disse...

esqueci de falar o nome da banda! desculpa!!! Black Veil Brides
Julguem, podem me julgar, mas eu gosto e suas musicas tem solos, TODAS TEM SOLOS...
Amanda

Postar um comentário