figurinhas do rock: Cena Heavy Metal no Brasil / Por que ODEIO o Carnaval

terça-feira, 8 de março de 2011

Cena Heavy Metal no Brasil / Por que ODEIO o Carnaval


Antes de mais nada gostaria de dizer que esse post foi motivado pela leitura do Post Heavy Metal Nacional - Uma realidade ou um sonho ? do blog Love Rock Live, que explana sobre esse assunto um tanto quanto polêmico.

Então resolvi colocar minha visão sobre esse assunto e pôr mais lenha na fogueira...


O Heavy Metal no Brasil sempre foi deixado de lado pela população, repudiado, xingado e  excluído. Hoje, eu diria que cerca de 98% dos brasileiros tem preconceito contra o estilo, e é muuuito difícil encontrar amantes do gênero "dando sopa" por aí...

Eu sou prova disso, quando saio na rua com minha camiseta do Iron Maiden as pessoas olham diferente pra mim, como se eu fosse vítima de alguma doença. Parece que alguns de fato sentem medo de mim, acham que vou puxar uma arma e atirar neles. E, claro, sempre há as beatas que se benzem...

Mas por que isso tudo? Afinal, nós Metaleiros também somos gente, somos iguais a qualquer pessoa, só por que o som que nós escutamos é agressivo e enlouquecedor?

A essas atitudes e preconceitos eu chamo de ignorância. 

Pode me xingar o quanto quiser, mas a verdade é que em países ricos do Norte a música pesada tem uma fatia enorme de fãs, que pagam muito para ir ver suas bandas preferidas. Ora, se em países de 1° mundo, onde as pessoas tem maior estudo e cultura que nós o Metal é um gênero tão apreciado, não é sinal que o Heavy Metal é um gênero mais evoluído que os que temos aqui?




Quando se fala em música no Brasil, o que se vê na TV? Gente rebolando semi-nú na batida horrível de carnaval, Funk ou qualquer outro estilo sem o mínimo de qualidade ou criatividade. Não tenho nada contra essas manifestações populares, mas quando elas tem o poder de PARAR um país inteiro (no caso do Carnaval) do tamanho no Brasil é por que algo está errado...


O Brasil tem uma cena metaleira deficiente, apesar de muitas grandes bandas se esconderem na cena Underground, enquanto fora do Brasil fazem extremo sucesso. Dois grandes exemplos disso são as bandas Sepultura e Angra, endeusadas fora do Brasil, mas quase desconhecidas aqui pela grande massa.


Tenho vergonha de ser brasileiro quando vejo manifestações populares do tamanho do carnaval repercutindo de forma tão obscena fora do Brasil, afinal, os estrangeiros ao verem as mulheres semi-nuas pensam imediatamente que o Brasil é um puteiro, e que é só isso que o Brasil tem a oferecer...


Estou ciente que movimentos como o que prevê um abaixo assinado para dar um dia para o Heavy Metal no Brasil tem como intuito mudar a visão demoníaca, marginalizada e ruim que o Heavy Metal tem por aqui, mas acho que não é uma coisa que vá mudar a idéia de brasileiros que cresceram criticando e repudiando o rock pesado...


Por isso acredito que essa visão não tem previsão de mudança tão cedo...

12 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com você me gênero, número, grau e rock!
é foda morar a 110Km de Salvador onde o puteiro é ainda maior, e como se não bastasse minha cidade tem a maior micareta do Brasil um brega fora de epoca.
Demétrius, Feira de Santana

Príncipe Myshkin disse...

Eu sei de uma coisa: estufo o peito, orgulhoso, quando alguém me encara como se eu fosse uma ameaça, e deixo bem à mostra a camiseta de banda que estiver usando.
Algumas velhas ficam me olhando como se eu fosse uma doença, e eu as encaro de volta, com meu permanente mau humor.

Adoro satisfazer o estereótipo contra certas pessoas ignorantes!

Jefferson disse...

Pois é Anônimo, a coisa é muito ruim para metaleiros, não há para onde fugir!

E Marlon, é legal se mostrar e mostrar nossa vertente musical para os outros, mas é chato ver que ninguém gosta da mesma coisa que nós, pelo menos esse é o meu caso...

Abraço!

Diego disse...

Jefferson, finalmente o Progshine voltou ao ar, mas ainda não sei se vou conseguir reaver todo material antigo, veremos.
Novo e-mail de contato progshine@gmail.com

Continuo contando com vc como colaborador? Abraços

Jefferson disse...

olá Diego!

Pô que droga perder o site!

Claro que continuo colaborador, seria sacanagem minha largar você sozinho agora!

Abraço!

Anônimo disse...

Concordo com vocês realmente até eu que sou uma mulher,eles me olham com cara mais estranha ainda como quem diz "voce é uma bruxa? Lucifér gosta bastante de mulherers?"

isso realmente irrita,minha avó,ama todo tipo de musica (axé,pagode,forró) e eu faço de pirraça, quando ele esta chegando em casa eu coloco no ultimo o meu DVD do Motorhead e ela vem brigar comigo e eu digo que ela leva muito a sério o que os outros dizem que ela julga sem conhecer, vçao muito pela cabeça dos outros e é isso que quase todos os brasileiros fazem
e tem possoa que fazem jus a isso para colocar medo nos outros,e acham isso bonito,legal eu já acho rídiculo!
eu sou obrigada a aturar as meninas da minha escola com aquelas calças fluorescentesque dá até dor nos olhos!
mais sabe porqe elas gostam? porqe é moda! aconteceu a mesma coisa com o punk,a moda pegou as calças rasgadas e todo mundo virou punk isso é uma das coisas que mais me revolta realmente com o Brasil
e as coisas obscenas que o povo escuta no ultimo no onibus da vontade de matar ums desgraçados desses...
nós rockeiros não saimos ouvindo Iron Maiden no ultimo por aí,nós somos um dos que mais respeitamos e somos os mais desrespeitados

abraços Natasha

Anônimo disse...

cara realmente o Brasil e uma merda em termos de musica uma verdadeira merdaaaaaaaaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

e tem mais a droga de merdinhas q acham q cantam e foda ouvir merdas de Raul seixas isso e rock porra e outras merdas como olha o nome jota quest isso e coisa de VIADO fora os breganejos e axes cara so posso ouvir mesmo HEAVY METAL! FOREVER! AH! tem mais HEAVY METAL mesmo e nao HEAVY MERDA com GUNS AND BICHAS e outas escrotices da vida! FUCK OFF AND DIE!

Anônimo disse...

ae kra o Brasil é uma desgraça com essa cultura degenerescente,moro em GO onde o metal e ainda mais odiado...escuto muito Heavy mesmo,death,black,trash,power e to nem ae naum.
quando vou andar na rua o povo me encara e talz,eu os encaro do mesmo jeito..mais tem que ser assim mesmo,temos nossos gostos e temos que ser respeitado do mesmo jeito que respeitamos os desgraçados de outros gerenos...mais o mais sem moral de tudo é o funk...olham as letras dakelas merdas pra vc ve e ve uma letra de '' Wasted years ''do Iron ou Bleending Heart do angra em fim...sas merdas são o que o pobre Brasil tem melhor a oferecer,tenho vergonha de morar aki tbm blw man pelo blog abraços \o/

Anônimo disse...

Eu tenho cabelo grande e todos me criticam,é uma merda ser brasileiro.No funk,eles tratam as pessoas(mulheres q são motivo de carinho e atenção) como animais,e no rock que expressamos nosso sentimento com vontade e compaixão com amor ao próximo somos considerados bruxos e demônios!!!

Eu gostaria de receber comentários ao meu post obrigado IRMÃOS DO METAL!

Anônimo disse...

The grunge and heavy metal should continue until the last note is played

Anônimo disse...

Concordo plenamente com tudo o que foi dito. Quase todos criticam o metal, mas nem conhecem as letras, enquanto isso toleram aquela merda de funk.

Postar um comentário