figurinhas do rock: Bandas Com Três Guitarristas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bandas Com Três Guitarristas

Tradicionalmente, na visão clássica de uma banda de Rock, o número de guitarristas deve variar de um a dois, sendo que, quando há dois um se encarrega das bases e o outro sola, certo?

Bem... Para alguns grupos mais ousados, esse número pode ser ampliado para adicionar novas possibilidades musicais. Já li em fóruns como o Cifra Club perguntas do gênero, e que renderam algumas respostas bem idiotas como: 

Pq 3 é metade de 6, e 666 é o numero da besta...ai fika 333x2 é 666 entaum fika certo que tem algo haver com o satanas

3 eh um numero otimo...gosto de imaginr eu e mais duas belas garostas...."tocando guitarra" 

Porque três representa a Santíssima Trindade, portanto um trio de guitarristas é igual a Deus. 

Na verdade o G3 seriam 13 guitarristas e o nome seria 13 ao invés de G3. Mas como o Steve Vai conta como 11 guitarrista aí resolveu ficar só os que sobraram(Satriani e um outro qualquer só pra encher linguiça) e colocaram o G que quer diser GOD em referencia ao Vai. 

As outras bandas tem 3 guitarristas pq se um cansar o outro toma a frente!

cara eh muito simples . Iron Maiden tem 10 letras . divide 10 por 5 vogais q tem no nome Iron Maiden. 2,0 certo ??? entao vogais representa guitarrista solo , no caso os dois la . de resto temos 5 consoantes . como 10-5 = 5 e 5 dividio por 5 eh 1 , temos o guitarrista base , representado pela consoante . Vmus pegar um exemplo de apenas 1 guitarra na banda : Dream Theater . Ambas palabras comecam com consoante , isso indica Guitarra + Teclado saco ?? Temos Consoante Menor e Consoante Maior q formam as Bandas Maioers e as Bandas menores .


?

:/

Mas também surgem algumas respostas engraçadas como:

O ultimo cara q começou a fazer essas perguntas, apareceu boiando lá no Tiete.....huahuahauhau....

é pra dividir os acordes... um faz a tonica, otro faz a 3a e otro faz a 5a desse jeito todos fazem alguma coisa e o som fica completo...

a merda é se enfiam um acorde diminuto hehehe daí tem q faze G4


:P


É claro que alguns tentam responder, mas não achei nenhuma resposta conclusiva para a questão...

Em termos, uma banda pode ter 5, 10, 25, 40 guitarristas que será a mesma coisa, o que muda é a quantidade de som, que ficará mais embolado. A capacidade humana de acrescentar texturas múltiplas em uma música é quase infinita, então não importa a quantidade de guitarristas, mas a qualidade.

Como bem disse o guitarrista Janick Gears no DVD extra do Rock in Rio, com três guitarristas o som do Maiden ficou mais pesado e dinâmico, e novas possibilidades foram adicionadas, já que com três guitarristas cada um pode fazer um tipo de acorde, staccato, com nona ou qualquer outro, o que dá uma sofisticada sonora (essa conclusão é minha).

Três guitarristas também podem ser úteis em dobras de guitarra, já que um fica encarregado da base e os outros fazem as dobras, não deixando o som meio magro só com o baixo e a bateria. Além disso, é possível fazer dobras com os 3 guitarristas ao mesmo tempo, com cada um tocando uma oitava, o que deixa o som muito interessante.

Vou abaixo divagar um pouco sobre os mais conhecidos (ou não) grupos que já se utilizaram ou utilizam dessa forma de expressão musical.

Lynyrd Skynyrd



Verdadeiro cabide de empregos, o Lynyrd Skynyrd foi a primeira banda a utilizar três guitarristas na sua formação, e hoje é considerada a maior banda do sul dos Estados Unidos.


É uma banda incomum até por que, além dos três guitarristas tem um tecladista, algo que a maioria não tem, mas que adicionou muitas possibilidades ao som que mistura country, hard rock e blues do Lynyrd Skynyrd. Ora, quem imaginaria a música Free Bird sem aquela introdução de teclado fantástica?

Mas o espírito da tragédia abateu a banda, e em 20 de outubro de 1977 o avião da banda caiu, matando o vocalista Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines, o roadie manager Dean Kilpatrick, o piloto Walter MacCreary o co-piloto William Gray e a backing vocal Cassie Gaines.


E o bizarro é que uma semana antes do acidente a banda lançou o disco Street Survivors, sendo que na capa a banda estava em volta em chamas...


Depois disso a banda voltou com nova formação, mas se tornou uma banda cover dela mesma, e nunca mais foi a mesma...

Iron Maiden




A Donzela não era mais a mesma desde a saída de Adrian Smith e depois de Bruce Dickinson. Os fãs vaiavam Blaze Bayley em quase todos os shows, e as revistas especializadas davam notas baixas para os lançamentos do grupo.


Foi então que não teve mais jeito, e a única saída foi despedir Bayley. E quem voltou em seu lugar? Bruce Dickinson! Mas ele não veio sozinho, trouxe junto o guitarrista Adrian Smith. 


Mas pera aí? Se o Janick Gears não sair o Maiden vai ficar com 3 guitarristas não? Sim, essa foi a intenção. Algo criticado a princípio, pois muitos diziam que a banda não teria caminhos melódicos para todos, e o baixo de Steve Harris ia sumir. Mas o que aconteceu foi justamente o contrário.


Desde o Brave New World (2000), o Maiden tem um som em constante mudança, bem mais dinâmico e surpreendente, e com mais possibilidades, já que todos contribuem de forma intensa para a formação de um som complexo e único.


G3




A mais conhecida reunião de guitarristas virtuosos do mundo, criada em 1996 por "Saint" Joe Satriani, e que, em suas várias edições vem fazendo turnês através do mundo com line-up's diferentes através do tempo, sempre homenageando grandes bandas e artistas nos shows.


Veja abaixo as diversas edições que houveram:


1996
Joe Satriani,Eric Johnson e Steve Vai entraram em turne em outubro de 1996. A tour rendeu o DVD/VHS&CDG3 Live In Concert gravado em novembro de 1996, no Northrop Auditorium em MinneapolisMinnesota.


2001 e 2002
Joe SatrianiSteve Vai e John Petrucci saíram em turnê pela América do Norte.


2003
Joe SatrianiSteve Vai e Yngwie Malmsteen fizeram turnê pela América do Norte e gravaram um dos shows como um álbum ao vivo (G3 Live: Rockin In The Free World).


2004
Joe SatrianiSteve Vai e Robert Fripp saíram em turnê pela Europa e América do Sul, a qual passou pelo Brasil.


2005
Joe SatrianiSteve Vai e John Petrucci saíram em turnê pelo Japão e Estados Unidos e gravaram um show em Tóquio, lançando-o como G3: Live In Tokyo.


2006
Joe SatrianiJohn Petrucci e Eric Johnson saíram em turnê pela América Latina e Austrália.


2007
Joe SatrianiJohn Petrucci e Paul Gilbert começaram no dia 14 Março em Phoenix a turnê pelos Estados Unidos, que se estendeu até o mês de Abril.
Assim como em outras turnês do G3 houve participações de convidados especiais. Os guitarristas Neal Schon (Journey), Gary Hoey,George Lynch (Dokken e Lynch Mob), Billy Gibbons (ZZ Top), Kenny Wayne ShepherdRobert Fripp (King Crimson) e Brian May (Queen)


G3 Trash




Esse nem chegou a acontecer de fato. Seria uma reunião no estilo do G3 com Zakk Wylde, Dimebag Darrell e Kerry King.  Mas infelizmente o assassinato de Dimebag acabou com a ideia definitivamente. 


Em entrevistas posteriores, Kerry King disse que sem Dimebag a reunião não poderá mais ocorrer, pois ninguém poderá substituí-lo. Uma pena, com certeza seriam shows memoráveis, únicos na proposta deles...


Tritone




Grupo considerado o G3 Brasileiro, que contava com três grandes nomes da guitarra: Edu Ardanuy, Frank Solari e Sérgio Buss. Teve pouca divulgação, por isso poucos sabem da existência dele. Durou pouco, mas marcou bastante muita gente.
_______________________________________________________

Se alguém souber de mais grupos com três guitarristas postem nos comentários!

12 comentários:

Eduardo disse...

Um exagero

dois resolvem muito bem.

às vezes, só um, desde que haja um bom baixista no palco.

claro que é possível colocar oito. dez, vinte e cinco guitarristas numa banda e criar megacomposições.

mas não acho necessário.

Vide Iron Maiden do tempo que tinha apenas Murray e Smith. Já era ótimo (a maioria das músicas era até melhor, ouso dizer)

Jefferson disse...

Sei lá Eduardo, isso vai muito de gostos pessoais, não adianta querermos discutir isso. Mas de fato não é necessário, é possível fazer composições incríveis com um guitarrista, mas 3 com certeza aumentam muito as possibilidades.

Abraço!

Área Rock'N Roll disse...

Errata: Devido a alguns erros no e-mail do Yahoo, criamos uma conta nova no Gmail - arearocknroll@gmail.com

Emmanuella Conte disse...

O Bad Religion também tem três, mas não é por questões "técnicas". É que o guitarrista solo da banda e um dos fundadores, Brett Gurewitz, precisou se afastar da banda pra cuidar dos negócios da sua gravadora, então foi contratado um guitarrista pra tocar no lugar dele. Acontece que o Brett acabou voltando pra banda depois de um tempo, mas pra não ficar longe dos negócios, só tocaria com a banda quando eles se apresentassem na região (Califórnia). Então para não ter que ficar chamando e mandando embora o guitarrista substituto, quando tocam na Califórnia, participam os três.

Área Rock'N Roll disse...

Olá parceiro,

A equipe da Área Rock'N Roll publicou hoje uma matéria comunicando sobre as mudanças que irá ocorrer em seu funcionamento, após concretizada a parceria com o portal Ambiente Musical.

É importante que todos os parceiros saibam o que irá se suceder com a Área, para que continuem contribuindo com o divulgador, por esse motivo, publicamos o link do post nesse comentário

Área Rock'N Roll anuncia que processo de divulgação antigo está com os dias contados

http://tinyurl.com/ultima-semana-da-velha-Area

O então blog deve mudar de endereço e melhorar seu procedimento de divulgação em aproximadamente uma semana

Abraços

Equipe da Área Rock'N Roll

http://areadorocknroll.blogspot.com

http://ambientemusical.net/arearocknroll (Em breve)

Unknown disse...

Mais uma, atualmente o Foo Fighter tem 3 guitarristas.

Dave Ghrol
Chris Shiflett
e
Pat Smear

Pat tocou nos 2 primeiros discos da banda, depois o Chris entrou e no último disco Wasting Light estão os 3 tocando, e se vc ver o dvd Back And Forth com a história da banda e a gravação do último disco vai entender o pq dos 3 guitarristas.

Guilherme M disse...

3 guitarristas depende do gosto musical. Eu não tenho nada contra, mas se tivesse uma banda faria com dois ou um, provavelmente com um. Mas é legal ver uma banda que tem três guitarristas, o som ganha mais peso, principalmente de quem gosta do instrumento.

http://destroyerockcity.blogspot.com

Valeu e participe também de nossas promoções. Agora valendo prêmios do Metallica !!!

Área Rock'N Roll disse...

Caro parceiro da Área Rock'N Roll,

Com o objetivo de dar um fim às mensagens de erro transmitidas pelo Google Chrome, a Área estará modificando seus critérios de parceria.

Veja no link a seguir o que irá mudar:
http://tinyurl.com/parcerias-criterio2-AREA

Aguardamos a sua colaboração

Equipe da Área Rock'N Roll

http://areadorocknroll.blogspot.com

daniel disse...

Muito legal esse blog, não tinha conhecido antes, agora serei mais um seguidor

Anônimo disse...

ALICE COOPER., desde os anos 70 . . .

Unknown disse...

Fala ai amigo blz... a primeira banda a ter três guitarristas foi The Beatles. Paul MacCartney no inicio de carreira era guitarrista e os Beatles tinham no começo três guitarristas... \m/

Anônimo disse...

Manowar antigamente tinha 3 guitarristas! David , Ross e Carl.

Postar um comentário