figurinhas do rock: Meus 10 Álbuns Preferidos

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Meus 10 Álbuns Preferidos


Para fugir um pouco dos padrões, hoje resolvi falar sobre meus 10 álbuns preferidos, uma lista bastante comum em blogs de rock, e que sempre gera muita polêmica. Alguns discos que estão aí são de bandas desconhecidas (pelo menos da grande massa), e a lista representa meus gostos momentâneos, então é possível que em alguns meses alguns saiam e outros entrem... 

Prometo falar das bandas desconhecidas nos próximos posts, então chega de balela e vamos à lista! 

Nota: A ordem dos discos não altera meu gosto por eles.

1. SkyforgerAmorphis
Embora eu ter dito que não há uma ordem de gosto definida, esse é indiscutivelmente meu preferido. Já falei dele, mas gostaria de acrescentar que o álbum é excelente, e merece uma audição completa para entender seu conceito e sonoridade.

2. Metropolis Part II - Scenes From A Memory - Dream Theater
Primeiro (e único) disco conceitual do Dream Theater, que quebrou barreiras e colocou a banda definitivamente no topo da lista de melhores bandas de Metal Progressivo de todos os tempos.






3. Eppur Si Muove - Haggard
Um disco verdadeiramente espetacular dessa banda alemã, que mescla música clássica, música medieval e Death Metal (mesmo eu que não gosto de Death Metal tive que me render ao som incrível do grupo).







4. The Final Frontier - Iron Maiden 
Já fiz um post sobre ele, então acredito que não há mais nada à acrescentar.









5. Systematic Chaos - Dream Theater
Que álbum impressionante! Apesar de ter recebido críticas quanto às suas semelhanças com anteriores e posteriores, acho que traz SIM uma sonoridade inovadora, com composições impressionantes.







6. Somewhere In Time - Iron Maiden
Outro disco do qual já falei. Alguns devem me considerar herege por gostar tanto desse disco, mas para eles vai a dica: Escute-o com atenção!








7. Animals - Pink Floyd
Um dos mais enigmáticos discos de todos os tempos, e outro que me faz ser considerado herege pelos fãs do Floyd.









8. Bridge Across Forever - Transatlantic
Hein? Perguntarão alguns. Eu explico. Transatlantic é um super-grupo progressivo que faz um som incrível, diferente, e que vale à pena conhecer.








9. 2112 - Rush
falei dele, mas gostaria de acrescentar que: O ÁLBUM É FODA!!!









10. Hemispheres - Rush
Pra mim o melhor álbum do Rush, possui uma sonoridade coesa e complexa, realmente muito melhor que algumas coisas meio pop feitas depois pela banda...

5 comentários:

Loverocklive disse...

Como você mesmo disse essas listas sempre deixam alguma polêmica.

Led Zeppelin IV the best.

Anônimo disse...

Eu acho que não conseguiria eleger 10 lps favoritos...mas com certeza,sabendo que você é músico,tem-se que ter um gosto musical bem eclético,não concorda?Não acho polêmico de forma alguma,cada um tem sua história com a música e obviamente,cada um desenvolve um gosto musical. Ao meu ver qualquer crítica a esse post é dispensável.: ) Beijos

Jefferson disse...

de fato Loverock! Cada um desenvolve um gosto musical diferente (embora eu também ache o Led IV foda!)

valeu Mel!
Realmente um músico deve conhecer de tudo, e acredito que seja esse o motivo pelo qual estou sempre mudando meus gostos e correndo atrás de bandas novas que não conhecia.

Tenho mais de 100 Gb de música no meu PC, e realmente foi difícil decidir meus 10 discos preferidos, por isso ficou muita coisa que gosto de fora!

abraço!

Rodrigo Nogueira disse...

Olá Jefferson!

Listas assim são divertidas de fazer e sempre geram polêmicas mesmo.

Os álbuns mais recentes que listou não tive o prazer de ouvir ainda, mas se estão no mesmo nível das "velharias", sem dúvida a lista ficou pra lá de boa!

Abraço!

Anônimo disse...

Cara sou fã de carteirinha de praticamente todas as bandas que você citou. Principalmente de Pink Floyd e Rush.

Todos esses álbuns são demais, dos citados Animals considero o Melhor. Dream Theater também é sensacinal.

Estou te seguindo e adicionei seu blog a minha lista de recomendações, se puder fazer o mesmo agradeço.Confira os melhores álbuns e os super lançamentos para download:
http://ritmosublime.blogspot.com

Até mais! Belo Blog!

Postar um comentário